Manda Byte (da Fronteira)
1. Key Partners
Exército Brasileiro-EB
-É o cliente preferencial do consórcio TEPRO (SAVIS e GIGACOM); e -Usuário do SISFRON.
Colaborador/ programador
-iniciativa e criatividade
Aceleradora
-compreensão para as limitações da CCA
Telebrás - fora do escopo
-Possível novo entrante pela percepção do alinhamento da INFOVIA com PNBL.
Pronate
-Trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; -Povos indígenas; -Comunidades quilombolas; -Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; -Desempregados; -Pessoas com deficiências; -Pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico; -Praças do Exército e da Aeronáutica com baixa do Serviço Militar ou Atiradores de Tiro de Guerra; -Estudantes matriculados no Ensino Médio das escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos.
2. Key Activities
CCA
-Levantar requisitos funcionais e não funcionais; -Prototipar o software MBF, aplicativo amigável tipo Gaming para Andróide (Open Source); -Customizar o processo ensino-aprendizagem aos agentes locais (FAD), fruto da pesquisa social; -Amadurecer o SW MBF, colaborativamente com a SAVIS, o FAD e o EB.
Aceleradora
-Gestão, Risco e Compliance; -Seleção dos softwares; e licenças para CCA desenvolver e controlar projeto; -na mitigação dos riscos, e -gestão do projeto; -Acompanhamento da pesquisa em campo, sfc.
SAVIS-Funcionário a Distância (FAD) fora do Escopo
-Manter o Serviço da INFOVIA; -Reportar o status; -Confirmar os alarmes; e -Sanar problemas.
Valor para CCA
Alcançar maturidade empresarial: -Usando arquitetura Orientada a Serviços (SOA); - Focando na Interoperabilidade (e-Ping) e na segurança da informação (ISO 27 mil); -Concebendo o Software como Serviço (SaaS); -Identificando requisitos na modelagem DoDAF; -Executando o projeto de forma Colaborativa (Moodle e Joomla) e Ágil (Scrum); -Testando o SW em .NET e .ASP; -Enfim, desenvolvendo e ensinando usar um aplicativo Web Service para "mobile".
CCA fora do Escopo
-Ficar em condições de: 1. integrar o MBF ao SGL; 2. ministrar instrução aos monitores/ multiplicadores; e 3.instalar o MBF nos gadget; -todos por contrato com a SAVIS.
3. Value Proposition
Valor para o EXÉRCITO
-Acrescentar competências ao soldado mobilizável. -Operar o terminal satélite; -Atender pedidos de busca de HUMINT (inteligência corporativa).
GIGACOM-Operador do NOC fora do Escopo
-Manter o Serviço da INFOVIA; -Usar correção remota/ automática; -Emitir alerta; -Checar respostas; -Acionar Equipe de Manutenção.
Outros órgãos beneficiários - fora do Escopo
-Min Integração Nac - Inclusão social; -Min Comunicações - Inclusão digital e PNBL da Telebrás; -Min Edu - Alfabetização e Profissionalização; -Min Defesa - Mobilização Nacional; -Min Prev Social - Cadastrador de Prog de Governo; -Min Meio Ambiente - Perícia e Auditoria ambientais. -IBAMA - Fiscal de descarte de subprodutos, de qualidade da água, de recursos da flora e fauna; -FUNAI - Pacificador na demarcação das reservas; -INCRA - Pacificador nas questões agrárias; -Min Esporte - Recrutador para Grandes Eventos Desportivos.
Funcionário a Distância (FAD) fora do Escopo
-Vínculo empregatício com a SAVIS; -Vínculo funcional com o quartel; -Valor social do 1º emprego para Empresa e para Funcionário; -Valor da Inclusão Digital para Empresa e para Funcionário; -Canal colaborativo com escalão superior no aperfeiçoamento do SW MBF.
4. Customer Relationships
com a TEPRO
-abrir Canal colaborativo com clientes para facilitar pesquisa;e -papel da aceleradora nesse intento.
Exército (FAD militar, alternativamente) fora do Escopo
-Ex-soldados; -Sgt Temporários; -Of Temp.
Pronatec - fora do Escopo
-vínculo com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Valor para TEPRO/SAVIS
-Reduzir o tempo de indisponibilidade; -Evitar deslocamentos improdutivos; -Aumentar o MTBF (tempo entre falhas); -Reduzir o MTTR (tempo de reparação); -Validar as Atv automáticas e as remotamente controladas; -incluir usuário na Escola digital; -exercer a cidadania na comunidade; -produzir PRODE (produto de defesa) para SAVIS enquadrar-se como EED (Empresa Estratégica de Defesa).
Valor para ACELERADORA
-Trabalhar com provável Produto de Defesa (PRODE); -Tratar com empresa familiar, fortemente envolvida na cultura corporativa do Exército e com apurado conhecimento teórico das melhores práticas de educação, gestão de TIC e "compliance".
5. Customer Segments
TEPRO
-Atender ao Acordo do Nível de Serviços (ANS) com o EB; -Continuidade de Funcionamento da INFOVIA; -Atender aos alarmes locais.
GIGACOM-Indústria e Aerolevantamento S/A
-Consorciada da SAVIS; e -Encarregada de operar e manter o NOC (Network Operations Center) do SISFRON.
Savis Tecnologia e Sistemas S/A
-Encarregada de instalar e manter o funcionamento dos enlaces rádio entre as TORRES Sensoras ou Repetidoras do Sistema de Monitoramento de Fronteira-SISFRON
Demais Órgãos da Adm (Min e Agências)
-Emprego Dual do Software
Exército-SISFRON
-Emprego alternativo do software, como fonte de Intlg
Valor para a Sociedade
-A redução dos ilícitos transnacionais pela fronteira oeste, com reflexos no combate ao tráfico de drogas, roubo de cargas e veículos e agressão à fauna e flora pantaneiras. -Cadastrar/ atualizar dados dos Programas Sociais do Gov; -Mobilizar lideranças comunitárias para Atv Ambientais, Agrárias, Desportivas e Culturais.
da ACELERADORA
-abrir formalmente um canal colaborativo com TEPRO.
6. Key Resources
Recursos chave
-financeiros: 141 mil do CNPq e 37,6 mil da CCA; -humanos: dois bolsistas DTC, um aluno CCA, e um técnico/colaborador do mercado, também bolsista DTC (sugerido pela Aceleradora); -materiais: estrutura da CCA, processos de melhores práticas da Aceleradora e conformidade dos organismos de certificação; -intangíveis: o conhecimento dos atores, do negócio e a inovação proposta pelo coordenador.
SAVIS - fora do Escopo
Adquirir 65 Gadgets e 65 Hotspots; treinar 130 candidatos; mandar instalar o MBF; e contratar 65 FAD.
7. Channels
Consumo do MBF - Entregas:
1.pesquisa de campo para orientar o especialista em games na adequação da interface homem-máquina; 2.protótipo de software multiplataforma mobile para comunicação FAD-Torre por rede sem fio; 3.pacote didático para capacitação presencial do monitor /multiplicador; 4.canal para maturação do SW MBF por colaboração a distância até o encerramento do Prjt.
Produtos futuros - fora do Escopo
-Integração/troca com o Software de Gerenciamento Logístico (SGL); -Transmissão de ordens operativas; -Recebimento de relatórios com dados dos sistemas operacionais; -Alimentação das rotinas administrativas.
8. Cost Structure
Custo do MBF para o CNPq - no Escopo
-Bolsa DTC-A para coordenador CCA 12 meses = 97 mil; -Bolsa DTC-D para pesquisador/colaborador 10 meses de trabalho e 20 dias de campo = 22 mil; -Bolsa DTC-D/F para colaborador/programador Java+html5 em 06 meses de trabalho na tecnologia = 22 mil. Total para CNPq: 141 mil
MBF para CCA - no Escopo
-Aquisição: 1 notebook (4 mil), 4 tablet (6 mil), 02 Planos Internet+modem (5 mil/ano), 03 smartfones (4 mil), 03 Planos 4G (3,6 mil/ano), licenças de SW (9 mil) Soma = 31,6 mil; Contrapartida -Transporte: aéreo 2 x BSB-CGR, 2 pessoas (4 mil), rodoviário (2 mil) Soma = 6 mil. Total da Contrapartida CCA: 37,6 mil
ACELERADORA - fora do Escopo
-certificação DoDAF, COSO e ITIL para CCA-12 mil -Acompanhamento em campo-10 mil -Gestão, Risco e Compliance-40 mil -Total 62 mil.
SAVIS - fora do Escopo
-65 Gadgets para FAD-50 mil; -65 Hotspots para acesso banda larga-130 mil; -12 treinamentos para monitores/multiplicadores-22 mil; -130 treinamentos para os FAD-50 mil; -65 funcionários novos-44 mil/mês (mais encargos sociais); -Integração do MBF com o SGL-18 mil; -Instalação das licenças MBF para 65 tablets-8 mil (CCA); -o valor agregado pelo Marketing social para o consórcio TEPRO e para EMBRAER, no fortalecimento da marca SISFRON - NÃO TEM PREÇO. Total 278 mil investimento e 44 mil custeio.
EB (no caso da SAVIS não aderir ao FAD) - fora do Escopo MBF
-salários para 65 Atiradores de Tiro de Guerra; ou Sargentos Temporários (EBST).
9. Revenue Streams
-do CNPq para a CCA
-pesquisar com usuários na fronteira do MS; -desenvolver o aplicativo de software; -construir o modelo de ensino presencial.
-da ACELERADORA DE PROJETOS
-para pagar seus próprios especialistas (MENTORES); -licenças e certificações sugeridas para CCA.
-da TEPRO para a CCA (fora do Escopo)
-instalar 65 licenças do software MBF; -integrar o MBF ao SGL/SISFRON; -treinar 12 monitores no uso do MBF.
-do SISFRON para TEPRO (fora do Escopo)
-adquirir tablets; -instalar o Hotspot nos Destacamentos/ OM da Força Terrestre; -integrar o MBF com SGL (pela CCA); -treinar, usando monitores, os 130 FAD; e -contratar 65 funcionários a distância.
-do EXÉRCITO para o SISFRON (fora do Escopo)
-aditivar contrato com a TEPRO; -transportar, hospedar e alimentar 130 candidatos FAD com segurança, dos Dst Fron para Campo Grande.
10. Brainstorming Space
lembrar de incluir:
Business Analysis Body of Knowledge; LEI Nº 12.598, DE 21 DE MARÇO DE 2012; DECRETO Nº 7.970, DE 28 DE MARÇO DE 2013; Processos Adm x Liderança de Pessoas Lua ITIL+COBIT+COSO Wise-Up http://www.theiiba.org.br/arquivos/babokportugues.pdf
O cross device
é uma tecnologia que compila o desenvolvimento de cursos on-line para diversos meios de acesso em um só pacote, para que o aluno consiga acessar tanto de computadores desktop quanto de dispositivos móveis (celulares e tablets).
Pronatec - universo
-Trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; -Povos indígenas; -Comunidades quilombolas; -Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; -Desempregados; -Pessoas com deficiências; -Pessoas que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico; -Praças do Exército e da Aeronáutica com baixa do Serviço Militar ou Atiradores de Tiro de Guerra; -Estudantes matriculados no Ensino Médio das escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos.
Ensino
-integração de plataformas tecnológicas, satélite e Ava. 1. Moocs (1 ano) (Massive Open Online Courses) 2. Tablet computing (1 ano) 3. Gaming e Gamificação (2 a 3 anos) integração dos elementos dos jogos, como níveis, badges e competição, ao currículo
As 7 habilidades de liderança:
1.Comprometa-se 1º com a liderança; 2.Lidere diferente do eles pensam; 3.Acate seu lado mais suave; 4.Cultive relacionamentos corretos (motive resultados); 5.Domine as comunicações; 6.Inspire outras pessoas; 7.Desenvolva pessoas , não sistemas
Web Service
1.2. XML (eXtensible Markup Language) 1.3. SOAP (Simple Object Access Protocol) 1.4. WSDL (Web Services Description Language) http://www.w3.org/TR/wsdl
PQSP
ISO 9001:2008 X PDCA INSTITUIÇÃO, PROPÓSITOS E PORTE; PRODUTOS E PROCESSOS; FORÇA DE TRABALHO; CLIENTES, MERCADOS, CONCOR E AMBIENTE COMPETI;ORGANOGRAMA 1-Liderança 2-ESTRATÉGIAS E PLANOS 3-CLIENTES 4-SOCIEDADE 5-INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO 6-PESSOAS 7-PROCESSOS 8 – RESULTADOS
Negócio - CNPq
1. Segmentos de clientes; 2. Proposta de valor, ou seja, contribuição do produto para o mercado; 3. Canais de entrega, ou seja, forma pela qual o produto ou serviço será consumido e/ou utilizado; 4. Relacionamento com o cliente, ou seja, formas de relacionamento com clientes da solução apresentada; 5. Atividades chave; 6. Recursos chave, seja financeiros, humanos. Materiais, etc; 7. Parceiros chave; 8. Principais custos; 9. Fontes de receita.
PMI - Áreas dos Projetos:
-gerência do escopo; -gerência do tempo ; -gerência do custo; -gerência da qualidade; -gerência de recursos humanos; -gerência da comunicação; -gerência de risco; -gerência das aquisições; -gerência da integração.
SOA
Valor do negócio em relação a estratégia técnica; Objetivos estratégicos em relação a benefícios específicos de projetos; Interoperabilidade intrínseca em relação a integração personalizada; Serviços compartilhados em relação a implementações de propósito específico; Flexibilidade em relação a otimização; e Refinamento evolutivo em relação a busca da perfeição inicial. Processos Adm x Liderança de Pessoas
SCRUM
Products Backlogs (features) Relese Backlog (estimating) Sprints 30days Burndown Chart (velocity) Big Features (Sprint) Bugs - Defeact Backlog Daily Scrum (stand meetings Product Owner, Scrum Master, Developers, Testers, Custumers, Executives Planning Relese http://www.tiespecialistas.com.br/2013/07/desmistificando-o-metodo-kanban/?utm_source=facebook&utm_medium=fan.tiespecialistas&utm_content=09-05-2013&utm_campaign=Artigo#.UdHVZTu1E30
SaaS
-de ERP a gerenciamento de TI. -implementação rápida -estratégia de implantação, incluindo estratégia de processos de negócios, personalização e integração. -como SAS 80 ou ISO 27001/2 -remover do contrato licenças sem uso
COLABORATIVO-wikinomics
Mentes Colaborativas; Ceder parte do controle; Compartilhar responsabilidades; Adotar transparência; Gerenciar conflitos de interesses; Projetos têm vida própria; 4 Princípios: ABERTURA- de código; PEERING- Construção de Relacionamento Auto-organizado; COMPARTILHAMENTO- interoperabilidade; AÇÃO GLOBAL- Gerenciamento de expertises (peering- código aberto para novos produtos, ideágoras-mentes qualificadas para novas ideias, e prosumers-clientes como fontes de inovação); Gestão do conhecimento; Infraestrutura Colaborativa (código aberto, proteção do conhecimento inovador, base legal); Permitir evolução durante o projeto; Promover “valor” para todos stakeholders, levantando as Motivações e equilibrando o Público com o Privado; Terceirizar; Transparência; Usar as Melhores Práticas; sem pressa para estabelecer as Estruturas e a Governança certas, atraindo os Centros de Pesquisa Universitário e fornecedores de TI. 3 Regras de Ouro: ninguém é dono, todos usam, e qq um pode adicionar Sv.
Meio Ambiente
- ações internas que buscam o envolvimento do corpo funcional; - o compromisso público de promover o desenvolvimento em harmonia com o equilíbrio ecológico; -Mapa de Riscos Ambientais.
Interoperabilidade
Segurança da Informação
Testes-Cada caso de teste será composto por:
-Descrição do caso teste: texto livre, que define em alto nível o teste a ser realizado; -Estado do sistema: indica os valores que estarão cadastrados no sistema no momento do teste; -Procedimento de teste: indica os passos a serem seguidos, com os respectivos valores a serem utilizados; - Resultado esperado: indica qual deve ser a reação do sistema, bem como verificar se a mesma ocorreu.
ELICITAÇÃO de requisitos
cinco fatores críticos para o sucesso de um projeto: envolvimento do usuário; suporte gerencial executivo; descrições claras dos requisitos; planejamento adequado; expectativas realísticas. http://www.theiiba.org.br/arquivos/babokportugues.pdf